"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

domingo, 23 de maio de 2010

NAS PEGADAS DE SANTIAGO



Estou de volta!
Entre o cansaço e a persistência, entre as dificuldades e a solução das mesmas, mas sobretudo com uma vontade à prova de quase tudo chegámos depois de 7 dias de aventura, cinco destes feitos a caminhar por trilhos e lugares que têm tanto de difícil como de extrema beleza. Percorremos à volta de 155 quilómetros.
Pretendo depois de reflectir um pouco em todas a peripércias deste caminho fazer uma retrospectiva de tudo o que vivi, senti, aprendi e cresci. Deixar escrito para mais tarde recordar e quiçá elucidar com esta experiência alguém que não faça ideia do que é fazer uma caminhada espiritual. Onde o cansaço por vezes domina o raciocínio na sua quase totalidade, deixando em certas alturas o nosso pensamento à mercê das dores que vão crescendo à medida que se avançam nos quilómetros. Principalmente nesses momentos somos confrontados a olhar-nos como seres débeis e frágeis perante as adversidades, nesses precisos e duros momentos assaltam-nos uma panóplia de perguntas sobre a nossa existência, sobre quem somos e onde nos encaixamos neste universo.
Senti-me muito pequenina perante a dimensão duma natureza que me arrebatou pela grandiosidade das suas maravilhas. Muitas vezes gritei a plenos pulmões: "GRANDIOSO ÉS TU, Ó MEU SENHOR"
O meu Senhor, que me ajudou nos momentos mais complicados e me renovou, restaurando as minhas forças e tratando as minhas mazelas.
A minha primeira lição aprendi exactamente no 1º dia: Parti segura de que o meu ponto fraco seria o facto de ter de caminhar com uma mochila de sete quilos, preparei-me mentalmente para as dores nas costas. Estava convencida que, depois de caminhar para Nossa Senhora durante cinco peregrinações sem nunca ter feito uma bolha estaria isenta desse problema...muitas vezes brincava com esse facto dizendo que não era uma verdadeira peregrina por não as ter, pois bem se acaso só isso faltasse, no primeiro dia teria preenchido esse último requisito porque passadas seis horas de caminhada já tinha uma bolha enorme na planta do pé, o outro não se ficaria a rir porque seguiu igual caminho. No entanto, agradeci! O Senhor quis mostrar-me a minha pequenez, baixou-me a crista e nesse momento senti na pele todas as dores que vejo nos olhos dos muitos que comigo peregrinam. E se estou habituada de, no caminho para Fátima ir quase aos pulos e saltos, neste percurso tudo se alterou. A partir do momento em que fiquei condicionada a minha passada mudou ao mesmo tempo que mudei a minha maneira de peregrinar, por isso agradeci não ter dado um passo sem nenhuma dor e ofertei cada um pelas intenções que levava. Recordo que ao 3º dia quando finalmente deitei o meu corpo fatigado numa enxerga dum albergue, pela minha mente passou a visão de Jesus vergado pelo peso da Sua cruz arrastando os pés a caminho do calvário. Com vergonha da minha falta de coragem entreguei-lhe os meus insignificantes passos e dores, de lágrimas rolando pela cara abaixo. Que fraca me senti...e tão forte o Senhor me fez no dia seguinte, que por sinal era o que mais receava pelos quarenta quilómetros que nos tinhamos proposto a tentar fazer (duas estapas seguidas). Neste 4º dia e apesar das bolhas, a dor no joelho e nos tornozelos fizeram uma trégua e os meus pés criaram asas. Durante todo o percurso senti fortemente a presença de Deus no meu coração e sei que ele aliviou o meu caminhar. Senti que Jesus me levou o colo.
Também aprendi que, muito embora num casamento de 30 anos muito já esteja explorado, há sempre muito mais ainda para descobrir e aprofundar com aquela pessoa que escolhemos para nosso companheiro. Outras vertentes foram descobertas e outros planos traçados. A seu tempo sei que entenderei melhor o propósito deste caminho que sinto, será apenas o início de outros. Só Deus saberá quais os frutos que colheremos, mas ainda que mais não recebessemos todos os que saboreámos já seriam suficientes para nos compensar.
Aos poucos irei deixar cair aqui os momentos que me marcaram e pelos quais eu estou dando graças.
Obrigado a todos vocês, meus amigos que pediram por nós em oração para que Jesus nos acompanhasse.
Obrigado!

Dulce

Um pouco do nosso caminho

A partida registada pela filha na Gare do Oriente, em Lisboa.

À saída do Albergue de Ponte de Lima


Conferindo o caminho no mapa


A rudez do trilho pela Serra da Labruja



A presença de Jesus a cada passada fazendo relembrar aos mais desatentos de que esta não é apenas uma caminhada...


Descansando as mazelas


Os sorrisos estampados no rosto de quem caminhou por e com amor.
Obrigado marido/amigo/companheiro duma vida!


23 comentários :

  1. Força e fé não nascem nem vivem quando queremos nem em quem mais precisa.
    A fé cultiva-se todos os dias e é com ela que recebemos a força de caminhar.
    Nem todos temos essa força e essa fé e vamos andando num caminhar que mata o tempo mas nada nos enriquece espiritualmente

    ResponderEliminar
  2. que felicidade amiga ..
    e que cheio tá o teu espírito , nota-se que tá a transbordar ..
    fico á espera dos teus relatos .
    ainda bem que tás de volta , as saudades já eram muitas ..
    jinhos grandes do coração ..

    ResponderEliminar
  3. Dulcina
    Que bom sentir a tua Paz e a tua alegria
    Louvado seja Deus que tão brilhante Fé nos dá
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá amiga,
    Que bom estares de volta! Fico imaginando tudo o que escreveste, e como estás feliz saboreando o custoso trilho.
    Parabéns ao dois, Deus vos continue a abençoar!
    Jinhos grandes aos dois!

    ResponderEliminar
  5. Que alegria por te saber de regresso.

    Que belissimo testemunho...

    Que N. Senhor te abençoe muito a ti e ao teu marido.

    Beijinho fraterno

    ResponderEliminar
  6. Se o sentimento da "inveja" não fosse mesquinho e horrível...diria que estava cheia de inveja...
    Fico muito feliz, por terem conseguido em tão poucos dias esta peregrinação.
    Que beleza de texto e faço ideia o que foi o vosso dia a dia...quanta Fé renovada...
    Confesso que contínuo com uma vontade enorme, de fazer essa caminhada e oferecer a Jesus para que a Fé e a Esperança inunde os corações dos povos viventes.
    Para que passemos a nos amar como irmãos...e tudo descomplicava na vida de cada um.
    Forte, forte abraço cheio de carinho...logo às 18:30 já agradeço pelo vosso regresso, já não é preciso pedir ajuda para vós.
    OBRIGADA SENHOR, Obrigada.
    Que a Maria Santíssima esteja igualmente convosco agora e sempre e o Divino Espírito Santo vos ilumine sempre.
    Mer e família

    ResponderEliminar
  7. Querida "Tia"

    Que felicidade sinto ao saber que estas de volta e bem. Nota-se perfeitamente nas tuas palavras a LUZ que trazes contigo.
    Bem haja minha amiga e FELICIDADES para ti e para o teu marido.
    Que a luz de Jesus permaneca em vós por largos anos.

    Beijinhos da "sobrinha"
    Susete

    ResponderEliminar
  8. Olá Luís, de verdade a fé é como um planta a qual precisamos regar para crescer e se tornar viçosa, sem ela não seria quem sou nem teria a força que tenho, que apesar de pequena vai crescendo conforme a minha entrega.
    Abraço em Cristo

    ResponderEliminar
  9. Teresinha minha amiga querida, o meu coração está a transbordar e são tantas as coisas que tenho para pôr em ordem dentro de mim que não sei por onde começar, sinto apenas vontade de dizer: Saboreai e vede como o Senhor é bom!
    Bjinhos do coração minha amiga e obrigado pelas tuas orações por nós

    ResponderEliminar
  10. Amiga Utília, sim, louvado seja Deus pels maravilhas que opera dentro de nós, com os que amamos e nas nossas vidas.
    Paz e Bem minha amiga

    ResponderEliminar
  11. Sãozinha minha querida amiga, companheira e irmã em Cristo e Maria. Caminhaste comigo no meu pensamento e coração. Em certos momentos mais difíceis relembrei alguém que apesar de ter os pés em sangue nunca ouvi um queixume nem nunca escutei a palavra: desisto.
    A tua força fez-me caminhar com a certeza de que iria chegar ao fim tal como tu chegaste aos pés de Maria, nossa Mãe.
    Obrigado amiga por seres minha amiga.
    Aquele abracinho que sabes como é...

    ResponderEliminar
  12. Amiga Canela, é bom estar de volta e melhor ainda ter amigos como tu que sempre marcam presença aqui.
    Beijinho minha querida

    ResponderEliminar
  13. Minha amiga Mer, mil vezes obrigada pela amizade, pelas orações e pela dedicação que sinto transbordar desse seu coração.
    Li à chegada o seu comentário na postagem anterior e emocionei-me pela força das palavras, pela confiança depositada(que tudo farei para não quebrar) e pela resposta da minha querida irmã Isabel que tão bem sabe sempre agarrar a intercessão por quem precisa.

    Amiga, aqui estamos todos em oração pelo seu querido filho, pedindo para que Deus lhe mostre o caminho e que ele se abra a essa mesma luz. Também pedindo para que a família tenha a força para não esmorecer e a perseverança de continuar acreditando que a Deus nada é impossível.
    Beijo grande, abraço em Cristo e Maria

    ResponderEliminar
  14. Olá Susete, noto nas tuas palavras que estás bem e isso deixa-me feliz. Espero tmbém que aquele problema que te condicionou durante a peregrinção esteja esbatido e tudo se recomponha.
    Que a paz e a luz de Deus(e apenas essa) ilumine o teu caminho e de todos os que amas.
    Beijinho muito grande. Temos que nos encontrar para caminhar e fazer aquela espécie de retrospectiva da nossa caminhada para Maria. Vai fazer-nos bem reviver e crescer em conjunto

    ResponderEliminar
  15. Amiga Dulce,
    Até me arrepiei ao rever uma das fotos vossas...parecia-me o "Retiro do Éden"...como desejava fazer daquele local algo de bom e de belo para uma Instituição...ontem voltámos lá e vim ainda mais convicta de que era mesmo o que desejávamos (esta família) para dar uso a um local tão cheio de paz e de beleza natural.
    Pergunto-me...porque veio parar a minhas mãos (apesar de ter vindo de família) espaço tão belo...senão para partilhar com outros seres num/para um trabalho de comunhão.
    Por vezes telefonam-nos acenando para vendermos...para transformarmos em pedra e cal e em euros...muito euros...aquele paraíso...mas se DEUS nos ajudar e isto passa pela saúde de nosso filho...ainda havemos nos encontrar todos numa grande em "alma e vontade" de ajudar...inauguração de uma Instituição...tenho essa Fé...pode ser só um sonho...mas pelo o menos continuo com a força de sonhar.
    Que o Espírito Santo ajude na concretização deste sonho, se for essa a Vontade DELE.
    Gostava de ir a Grândola no dia 30.
    Meu marido, é natural dessa Vila.
    Foi baptizado nessa Igrejinha.
    Bjs.sinceros e forte abraço.
    Mer

    ResponderEliminar
  16. A mana isabel chamou a dulcinha de "MINHA HEROÍNA"...e eu vou usurpar este título e vou repetir o que me vai na alma: "ÉS MESMO UMA HEROÍNA"!
    A dor da caminhada "estrada" vai-se apagando a pouco e pouco...A caminhada "ESPIRITUAL" vive-se intensamente e vai brilhando cada vez mais forte...mais viva.
    E essa força, essa luz... dá força e luz aos amigos que todos os dias pensaram nesta "HEROÍNA" e queriam ser como ela...Bem hajam Dulcinha e Mundinho!

    ResponderEliminar
  17. Amiga Dulce,

    sabes o quanto és testemunho para mim. E ao ler essas palavras me anima ,em Cristo, cada vez mais. O quanto fico feliz em ter lhe encontrado nesta caminhada que é a vida, nesta peregrinação que também fazemos. Embora inconsciente não despertamos! mas quando florescemos e olhamos ao redor percebemos quantos caminham com a gente. Que sofre, carregam as suas cruzes e quanto devemos ir ao encontro...aliviar o peso e nos colocar como amigo. Assim é a caminhada... não só de alegrias, mas de bolhas , peso, sede, suor e lágrimas. Acredito que são esses momentos que nos elevam nos fazem olhar para dentro da gente e ver o quanto podemos doar e crescer, nos conhecer, nos resgatar. Deixar que Cristo atua em nós, nos venha consolar, ser literalmente o nosso GRANDE AMIGO .Na fraqueza é que nos tornamos mais fortes. Não é assim que dizia o apóstolo Paulo?
    O sacramento do matrimônio vem a ser outra força que nos eleva mais ainda ao Pai. Temos sempre que aprender, sempre o que doar. O casal que caminha junto certamente colherá muitos frutos!

    Assim seja,

    obrigada pela amizade e pela partilha,

    beijinhos no coração,

    Gisele

    ResponderEliminar
  18. Minha querida professorinha, amiga e companheira de fé e caminhadas, só uns olhos azuis céu me poderiam ver assim dessa forma, porque não sou heroína, apenas um ser banal correndo pelo que acredito fervorosamente. Onde está a heroína Céuinha quando choro como uma Madalena por tudo e por nada??eheh. A minha Céu sabe bem que é assim e corajosa é que não sou...aiai...bem gostaria.
    Mas que sou uma sortuda é verdade, basta olhar os meus amigos e encontrar uns olhinhos azuis brilhantes de bracinhos abertos para mim para comprovar o que digo:)
    Jinhos grandesssss

    ResponderEliminar
  19. Gisele como é bom ler-te. Contigo cresço, entendo e esmiuço a palavra de Deus feita alimento, que me dá alento e me reforça. Amigo é isto mesmo, sentir a presença do outro lado de alguém que se importa connosco e se esforça para entender, para ajudar. Reforçaste tudo o que escrevi, o que não me espanta porque sei que entendes na íntegra todo o meu sentimento.
    Obrigado amiga por estares desse lado sempre pronta a caminhar e interceder pelos outros.
    Tal como irmãos caminhemos juntos no mesmo caminho e com o mesmo propósito: evangelizar e converter fazendo tudo por e com amor.
    Beijinho grande minha amiga

    ResponderEliminar
  20. Dulce, venho de longe, dalém mar.
    Mas convosco, fiz essa caminhada, porque para mim independente do credo religioso, todos nós estamos caminhando, e cumprindo nosso roteiro na vida.
    Oxalá, que nessa caminhada, encontremos mais almas ilumindas e bondosas que nos ajudem a vencer os obstáculos, e quando não for possível, o Todo Poderoso, Cristo e os anjos, com certeza nos acudirão.
    Um abraço afetuoso.

    ResponderEliminar
  21. Para Vozes de minha alma:
    Olá e muito obrigado por, para além de marcar presença no meu humilde cantinho também deixar uma palavrinha, é bom e sabe bem.
    Obrigado também por nos ter acompanhado nesta caminhada. Na verdade toda a nossa vida é uma peregrinação permanente onde temos a obrigação de ser luz para quem nos olha e olhar luz que nos guia.
    A minha é Cristo.
    Abraço em Cristo

    ResponderEliminar
  22. Amiga Dulce,
    Tardiamente aqui venho prestar-lhe a minha homenagem pelo maravilhoso trajecto que com seu marido trilhou!
    Uma experiência inolvidável para um jovem casal (30 anos?) parecem tão novinhos.
    Sempre que a Fé se renova rejuvenescemos física e espiritualmente.
    Fico-lhe muita grata por partilhar estes momentos e desejo que o Senhor continue a operar maravilhas na vossa vida.
    Um beijinho muito grande.
    Com o meu carinho.
    Ailime

    ResponderEliminar
  23. Amiga Ailime, foram realmente dias maravilhosos de comunhão com Deus e com a natureza.

    Parecemos novinhos??Mas já estamos na casa dos 50 anos:) mas o espírito está mais jovem, eheh.
    Obrigado minha amiga por tudo o que nos deseja, retribuo tudo e peço a Deus que a abençõe.
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá