"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

sábado, 31 de julho de 2010

PORQUÊ OU PARA QUÊ?

E se a vida fosse uma linha recta, igual a uma estrada larga com boas escapatórias e de excelente visibilidade? Onde o nosso campo de visão fosse de tão largo espectro, que houvesse sempre tempo de reacção suficiente, para receber do cérebro as coordenadas certas para evitar uma colisão? Parece-nos uma fórmula perfeita...

Mas a vida não é uma linha recta, não tem bermas largas, nem o nosso raio de visão é suficientemente amplo para enxergarmos muito além. O nosso caminho é feito de curvas, contra-curvas e precalços, que constantemente põem à prova a nossa perícia. E o sair ileso ou não, tem que ser sempre um ponto de reflexão e posterior aprendizagem.
Se olharmos uma estrada deparamo-nos com vários sinais. Cada um informa, proíbe ou adverte-nos para algo, numa tentativa de nos precavermos para os mais diversos perigos.
Será que os respeitamos na íntegra? Ou preferimos ignorá-los na ânsia de que seja feita apenas e só a nossa vontade?
É certo que comparando a nossa vida a uma viagem composta de várias etapas, vemos que pelas caracteristicas de cada uma nem sempre escapámos incólumes em todas elas. Colidimos, magoamo-nos e sofremos as consequências. Também é verdade que nem sempre encontramos uma justificação apoiada num erro crasso. Aparentemente, cumprimos todas as regras, e eis que de repente vemo-nos a “braços” com uma situação que parecendo surgir do nada, abana toda a nossa estrutura, que julgávamos à prova de embate. Sentimo-nos abalroados na nossa imperfeita tentativa que atingir a perfeição.
De assalto, chegam à nossa mente todos os “porquês”, opomos resistência a enxergar o “para quê”, receando que a provação seja tão dolorosa que se torne insuportável, e erramos em deixar que sentimentos como a descrença e a revolta tomem o lugar da fé e da confiança.
Jesus disse a Tomé: Não sejas incrédulo, mas crente”Jo 20,27. Quantas vezes tomamos a mesma atitude de Tomé, acreditando só depois de ver?
Em vez de interpelar constantemente Deus, abramos o nosso ser aos Seus sinais, ainda que não perceptíveis na sua totalidade. Façamos deles o bálsamo que atenua a dor, a luz na penumbra, a estrela que nos guiará até ao final do trajecto.
Há que confiar que tudo tem um propósito, nem sempre claro à partida. Iremos concluir que as curvas da nossa estrada foram desenhadas pelas mãos dum Mestre, para que tenhamos a oportunidade de aperfeiçoar a nossa condução. E as pedras que nos fizeram tropeçar, foram cuidadosamente dispostas por Ele em sítios estratégicos para que adquiríssemos a capacidade de cair e nos levantar. Nesse erguer, infalivelmente, está sempre a Sua mão vigorosa que nos segura e endireita. É nesse momento que, ainda que cansados da jornada, sobressai a fragilidade da nossa condição humana, surge o admitir que “o nosso tudo é tão pouco”, mas afloram em nossos poros a fortaleza dum ser quase renascido das cinzas.
No momento de chegada, o mesmo Mestre gravará a luz sobre o vazio escuro e inóspito superado, todos os "para quês", tudo ficará claro e límpido como a água mais pura e só nos resta pedir perdão porque não confiámos cegamente. 
«Acreditaste porque viste. Felizes os que acreditam sem terem visto».Jo 20,29
Que o Senhor nos dê o a fortaleza, o ânimo, para ultrapassar as curvas e pedras do nosso caminho sem cair na tentação de achar que Ele nos abandonou.
Deus é Pai e ama-nos incondicionalmente.


Dulce Gomes


8 comentários :

  1. amiga,

    nos ama incondicionalmente... por vezes o caminho é difícil sim mas "o ouro prova-se no fogo." Não tem como entender se não nos entregarmos a esse amor!

    beijinhos no coração

    Gisele

    ResponderEliminar
  2. Eis a pergunta que a todo o momento me aflora ao pensamento.
    Só mesmo ELE sabe os porquês e para quê... de cada um de nós.
    Excelente texto.
    Obga. pela partilha
    Abraço forte
    Mer

    ResponderEliminar
  3. Já que não podemos transformar tudo em "retas" que Deus possa nos guiar constantemente pelas curvas da vida.
    Abração.

    ResponderEliminar
  4. Lindo texto, Dulce. Oramos com ele.
    Que o Espírito continue a dar-lhe inspiração e assim continuar a chegar ao coração das pessoas.
    Deus abençoe, sempre!

    ResponderEliminar
  5. Amiga, só quando há uma entrega incondicional sentimos verdadeiramente o amor de Deus.
    Beijinho do coração

    ResponderEliminar
  6. Mer, imagino quantas vezes fará essa pergunta...
    Por vezes é difícil aceitar e entender tudo o que nos acontece.
    Beijo em Cristo

    ResponderEliminar
  7. Artur e que nós saibamos sempre deixar-nos conduzir por Deus.
    Abraço em Cristo

    ResponderEliminar
  8. Cristo Jovem, obrigado pela visita e pelas palavras.
    Assim seja.
    Abraço em Cristo

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá