"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

PAUSA PARA REFLETIR


Pausa para reflectir! Nem sempre é possível fazê-lo assim como também nem sempre me sinto impelida a tal, mas hoje…

As tardes de terça-feira são especiais porque as dedico aos idosos do lar para rezar com eles o terço, dividindo com as minhas irmãs a tarefa de ajudar uma amiga que há muito tem esta missão.
Aos poucos vamos criando laços de amizade estimulados pela carência de quem precisa de muito e se contenta com tão pouco. Vamos decorando os nomes, encaixando a forma de estar e características próprias de cada um deles, tornando-se cada vez mais fácil chegar às suas necessidades, seja com uma palavra ou com um abracinho mais apertado.
A semana passada, não podemos ir porque o nosso pai adoeceu. E foi muito gratificante a forma como hoje nos acolheram. Fui a primeira a chegar – gosto de ter tempo para conversar um bocadinho, ou até ir buscar algum que ainda não chegou – os sorrisos rasgados, as palavras de carinho e os beijinhos nas bochechas que recebi, deixaram-me com aquelas tais marotas teimosas a querer assomar, mas a custo lá as enviei de volta. Consegui!
Acharam a nossa falta e não se coibiram de nos transmitir. Falta da alegria que lhes levamos nos cânticos e da Palavra que antecede o terço e lhes alimenta a alma, atenuando assim as suas tristezas renovando-lhes a esperança e a certeza de que Jesus está implantado nos seus corações.
Também lhes senti a falta, principalmente da doçura impressa nos seus olhares que falam mais do que quaisquer palavra, e das suas mãos, que quando trémulas e enrugadas apertam as minhas numa comunicação silenciosa.

O caminho até casa é sempre feito com o coração a transbordar de alegria, excepto hoje. Porque depois do terço ainda fomos visitar uma senhora que está muito mal e rezámos o terço da misericórdia ao seu lado. Impressionante foi testemunhar o poder da oração no rosto daquele ser...Louvado seja Jesus por vir em nosso socorro e nos instruir a fazer a Sua vontade. Que tudo seja feito e testemunhado para honra e glória do Seu Santo nome.
Hoje especialmente, peço a nossa Senhora que assista esta amiga e todos os que estão na recta final da sua passagem pela vida terrena. Que os leve à presença da luz de Jesus e seja derramada a Sua misericórdia em cada um, conforme foi Sua promessa à Irmã Faustina.

Assim seja!


Dulce Gomes

6 comentários :

  1. Amiga Dulce, que sublime missão, essa de levar aos idosos a sua companhia e a sua oração. Que Deus a abençoe a si e às suas irmãs, assim como a todas as pessoas que amam esses seres maravilhosos que são as pessoas de mais idade.
    Bem hajam
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. É gratificante dar-se dessa maneira.
    As pessoas ficam felizes e nós ficamos bem.
    É uma linda missão.
    Muita corasgem para continuares.
    Beijinhos
    Utilia

    ResponderEliminar
  3. Amiga Dulce,

    Que gesto lindo!
    Ontem eu estava lendo sobre Madre Teresa de Calcutá. Esse post me fez lembrar da vida dela.
    Você foi um pouco de Madre Teresa pra essa mulher, levou alento.

    Que Deus lhe abençoe cada dia mais, pra que você possa continuar levando Deus pra essas pessoas.

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Dulce, maravilhoso gesto, nobre missão essa de rezar com eles, para eles. Como me compadeço também, pois os idosos são pessoas educadas, é uma alegria quando estão no ônibus e uma tristeza imensa de ver certos motoristas impacientes e irritados com eles. Esses dias eu quase griti com um motorista estúpido com uma senhora. Falei um monte para ele. Os idosos precisam muito da nossa ate~ção e do nosso carinho! Beijão! Ah! Não tenho encontrado o joguinho das sandálias.

    ResponderEliminar
  5. Amiga Dulce,
    Um grande acto de misericórdia que agrada ao Senhor visitar as pessoas doentes e idosas.
    Que Deus vos abençoe.
    Com a minha amizade,
    Ailime

    ResponderEliminar
  6. Minhas amigas
    esta missão é muito pequenina embora a abrace com muito carinho. Porém estas partilhas apenas tem o objectivo de dar graças pelas graças recebidas por Deus, nada mais.
    Há muito mais que poderia fazer e não faço. Aqui me confesso.
    Abracinho a todas

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá