"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

quinta-feira, 23 de junho de 2011

LUZ NO CAMINHO

"Se em meio à escuridão da noite decidires caminhar, ao teu encontro virá a luz do dia. Mas, se esperares a claridade para só então te pores em marcha, vislumbrarás tão-somente luzes fugidias. Não há transformação sem fé, nem encontro sem busca."
Do livro: "A luz dentro de ti"


Caminhei profundamente nesta reflexão e não me foi difícil sinalizar alguns medos que tantas vezes nos impedem de caminhar. O medo de falhar, o medo do desconhecido, o medo do "dedo apontado", o medo do compromisso...medos e mais medos que estrangulam e incapacitam o raciocínio, paralisando e se sobrepondo à nossa vontade.
Por muito forte e determinada que seja uma pessoa, há sempre um momento, uma situação, uma fase, em que nos sentimos terrivelmente frágeis perante os nossos medos. Caímos nesse buraco negro onde nada se vislumbra: nem luz nem caminho. Onde temos a tendência para agigantar os nossos problemas fazendo deles o epicentro da nossa vida.
Na última terça-feira, no caminho que faço até minha casa quando venho do lar depois de estar com os meus "meninos" idosos, refleti um pouco em tudo o que foi aquela tarde...desde o terço rezado em conjunto até à partilha duma canção ou oração; ou no simples acto de dar um abraço a quem está sedento dessa aproximação e calor humano. 
Os meus problemas, ao relega-los para segundo plano, mirraram e eu...vim cheia de luz para o meu caminho.
Tivesse eu cedido aos meus medos e não teria aceitado tal compromisso e hoje estaria empolando apenas o meu "eu", vislumbrando apenas luzes fugidias, tão fugazes como a busca inconsistente quando subjugada pelo poder dos medos. 

Reflito nesta terapia:
Este acto de ajudar a carregar a cruz dos outros é um abraço de amor em comunhão com Deus. E na volta sentimos esse abraço na alegria da alma e na leveza da nossa cruz.


Dulce Gomes

5 comentários :

  1. Linda partilha, Dulce. Obrigada!
    Paz e bênçãos!

    ResponderEliminar
  2. Amiga Dulce,
    Uma reflexão de que gostei muito.
    Sim, acabamos por ter tantos medos que por vezes nos impedem de ver ou sentir o essencial.
    Da experiência que nos relata com tanto carinho tenho o mesmo sentimento.
    Esses "meninos" são uma luz para a nossa vida e ajudam-nos tanto...tanto. As suas experiências de vida e a humildade com aceitam a nova situação são autênticas lições que no meu caso me fazem sentir tão pequenina...
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos.
    Ailime

    ResponderEliminar
  3. Linda reflexão.
    Pois o desconhecido é sempre uma aventura, mas se não arriscarmos numa mudança, nunca seremos capazes de encontrar a diferença...A aventura é sempre um fantasma mas ao ultrapassarmos as barreiras do medo que finalmente é sem sentido, nada nem ninguém nos impedirá de seguirmos confiantes aquilo que decidirmos com amor com paz e com aquela certeza de que o pouco que dermos gratuitamente se transformará dentro em breve numa imensa alegria e numa paz que ninguém nos pode retirar.
    Que Deus abençoe a tua intervenção
    Utilia Ferrão

    ResponderEliminar
  4. O medo é o impecilhopara nos aventurarmo em águas mais profundas. Peçamos a Ele que nos retitireesse medo, pois onde há a Sua luznada há que temer. Bjbjbj!

    ResponderEliminar
  5. Gosto de passar por aqui e ler-te os pensamentos e essa vontade de partilha com os irmãos e com Deus.

    O nosso egoísmo e os nossos medos não nos levam a lado algum.
    Precisamos de acordar e começar a caminhar na oração e na vida porque sem este caminhar estamos sempre no ponto inicial.

    "Não se passa da cepa torta"

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá