Tenho medo de errar! Não só nos actos mas também nos pensamentos e julgamentos. Essa postura leva-me a que diversas vezes tropece nas minhas incertezas em relação ao que é e não parece e ao que parece mas não é.
Não tenho a capacidade nem o discernimento de ver a verdade em cada atitude ou acção nem tampouco a destreza de dizer tudo o que penso, mas para agravar tudo isto acrescento uma boa dose de culpa e arrependimento quando tenho a coragem de o fazer...
Para resumir: seja qual for que seja a minha atitude em relação a algo, nunca é isento de batidas aceleradas que me provocam sentimentos controversos. São nesses momentos, mas não só, que olho Jesus e lhe peço que escreva no meu coração a verdade e que me dê de forma inequívoca a certeza para o meu dilema. Nunca fico sem resposta. Jesus vem em meu auxílio através da Sua palavra, que pode chegar até mim de várias maneiras e que me induz a tomar a atitude escolhida por Ele. Quando assim acontece vem munida de tal certeza que dissipa qualquer dúvida. Mas até mesmo nessa confirmação se levanta um último ponto: nem sempre o que Deus quer de nós é a nossa primeira escolha (que quase sempre é a mais cómoda), nem sempre o que nos dá como resposta está em consonância com a leitura por nós feita. Neste “confronto” Deus induz-nos ao arrojo nos nossos actos, nas nossas palavras, de forma a intervir prevalecendo a Sua vontade. Incita-nos a ser as Suas mãos, a pregar a Sua palavra e a cumprir na íntegra o plano que desenhou para nós.
Jesus disse: “Não penseis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz mas a espada. Mt10,34.
Durante muito tempo não entendi estas palavras. Hoje entendo! Jesus veio desinstalar-nos no intuito de nos incitar a quebrar as nossas correntes e segui-Lo. Convida-nos a assumir um compromisso ainda que para isso tenhamos que enfrentar um caminho recheado de tribulações e renúncias dos nossos hábitos e vontades. É o desembainhar da espada! Que ressalta quando temos que tomar uma posição firme embora difícil e contra a corrente que se nos apresenta. Mas que quando Deus nos enche de certeza, dá-nos em vez de uma felicidade efémera uma paz duradoura e consistente, enchendo-nos o coração de tranquilidade, libertando-o das amarras a que está sujeito quando nós não nos assumimos. Seguir Jesus, implica continuar, ainda que a progressão seja feita de avanços e recuos, provações,dúvidas ou certezas.
Tudo é devidamente compensado por Aquele que nos ama de forma incondicional: Jesus!
Obrigado Senhor!
Dulce Gomes
Minha amiga
ResponderEliminarQuero antes de mais agradecer a Deus este belo texto que escreveste,nem sei bem que dizer mais... mas sei apenas que Deus nunca fica sem resposta aos nossos actos, ás nossas dúvidas e também aos cadeados, que nos acorrentam sem mesmo darmos conta.
Ás vezes, ou por descuido ou porque há uma tal embaralhada de coisas as correntes dão nós que apertam...
Só quando eles apertam a alma e o coração sentimos verdadeiramente o que é estar acorrentado.
O homem libre deve sentir-se leve na alma e no corpo.
O meu maior desejo é que possamos todos e eu em primeiro desatar as correntes ou antes cortá-las para começarmos a construir pontes depois de deitar-mos abaixo todos os muros.
Aprendi que ainda tenho muito que aprender
Obrigada
Beijinhos da Utilia
Nada acontece por acaso.
Amiga Utilia, tens razão. Às vezes formam nós e difíceis de desembaraçar. Temos que estar permanentemente em alerta e vigilantes na Palavra e na oração.
ResponderEliminarAbracinho grande
Que Deus nos ajude a quebrar todas as correntes. Principalmente aquelas que não enxergamos.
ResponderEliminarAbração.
sabes amiga , nós só avançamos , quando perguntamos e quando exigimos mais de nós tal como tu fazes , só assim obtemos as respostas importantes das nossas questões mais sérias ..
ResponderEliminaré um bom sinal , é sinal que estamos no caminho da verdade ..
beijinhos infinitos , e do coraçãoooooo ..
Este texto faz-me querer abrir o gaveta das respostas que deixo de lado (não me convêm) e ouvir doa o que doer, pois tenho a certeza de que só assim, consigo ir compondo o puzzle, ou o plano que Ele terá para mim e que sem isso não avanço.
ResponderEliminarObrigada amiga por me interpelares, desassossegares, me fazeres desembainhar a espada também (contra mim, claro), e a favor da Sua vontade.
Que Deus nos ajude e abençoe muito.
Bjs
Obrigada por este texto tão realista e belo.
ResponderEliminarFiquei mais confortável sabendo que é bom ser-se "rebelde" q.b....pois só assim conseguimos seguir em frente e segui-LO nas escolhas que ELE quer que façamos...quer nas atitudes, quer nas acções, quer nos conselhos, num todo.
O ser-se compassivo todo o tempo por "medos" e só para ficar bem na fotografia...nada se aprende, nada se ensina...então, ELE deu-me uma dose de "rebeldia saudável" sempre que não abuse, desse talento.
E, por vezes, doa a quem doer...e a mim própria...vou-a usando sempre que me é solicitado.
Forte abraço,
Mer e família
Querida amiga,
ResponderEliminarAmém!
Sim... tudo nos é compensado por essa força maior do seu amor,
obrigada por essa linda partilha,
beijinhos no coração
Gisele
Minha Irmã querida já li este teu pensamento varias vezes
ResponderEliminarseguir JESUS com verdade não é facil, vigiarmo-nos e vigiar o que esta há nossa volta, desembainhar a espada e seguir abrindo o nosso caminho e ajudando a abrir caminhos... é uma luta constante...dificil...leva-nos muitas vezes a confrontarmo-nos com a nossa própria impotencia...com a nossa fraqueza... com as duvidas...mas tambem nos leva-nos ao reconhecimento de que precisamos do auxilio de DEUS para termos a coragem de seguir sem deixar nada por resolver...por minha experiencia aprendi que tudo o passamos ao lado e não deixámos resolvido saí-nos sempre ao caminho fazendo-nos tropeçar e por vezes até cair
( Somos vasos de barro)
Vou deixar aqui algumas frazes! não sei porquê, mas JESUS saberá porque o faço neste momento
JESUS disse -SEM MIM NADA PODEIS
Em tudo somos atribulados e perseguidos
Mas não desamparados
E nunca vencidos.
Porque tudo posso naquele que me fortalece
Não estamos sós
Temos a próximidade e o auxilio que vem de JESUS de MARIA dos ANJOS do CÉU e temos o ESPIRITO SANTO paranos amparar e guiar na luta pela vida
Bjinhos do coração
Isabel Gomes
Abraço Artur. E sim, que se quebrem as correntes que nos impedem de chegar mais perto de Jesus
ResponderEliminarTeresinha, minha amiga.
ResponderEliminarE como tu fazes também, e como fazemos todos que aspiramos a ser mais dignos de chegar mais perto.
Abracinho e beijinho do coração
Amiga Malú
ResponderEliminarHá sempre uma altura, uma fase em que Deus nos impele a abrir a nossa gaveta e a revolver tudo o que lá está.
Dói ao remexer mas Deus compens com o restauro que nos trás.
Beijo grande
Amiga Mer, um pouco de rebeldia dá-nos a ousadia para ir em busca de...
ResponderEliminarAjuda-nos a crescer e a aprender.
Deus vos abençõe.
Gisele, minha amiga.
ResponderEliminarTudo bem contigo? Que o Senhor te compense sempre pela pessoa que és.
Paz e bem.
Beijinho no coração
Mana querida
ResponderEliminarsei que sabes e sabes que sei e entendo tudo o que escreveste.
O caminho é por vezes tortuoso e não se faz sem atribulações onde somos postos à prova vezes sem conta.
Pedras onde tropeçamos, caimos e só com a ajuda e a mão de Deus e da nossa Mãe Maria Santíssima nos erguemos com mais força e mais sabedoria para prosseguir.
Fica-me esta frase:
"Sem mim nada podeis"
Cada vez sinto mais essa certeza. Da minha fraqueza só Ele (Jesus) poderá fazer fortaleza.
Mana querida preciso de ti