No Evangelho de hoje lemos assim:
"Naquele tempo, os fariseus e alguns mestres da Lei vindos de Jerusalém, reuniram-se em volta de Jesus. Viram então que alguns discípulos comiam pão com mãos impuras, isto é, sem lavar as mãos.
Os fariseus, assim como todos os judeus, seguem a tradição que receberam dos antigos: só comem depois de lavar bem as mãos. Quando chegam da praça pública, lavam-se antes de comer. E seguem muitos outros costumes que receberam da tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.
Os fariseus e os doutores da Lei perguntaram então a Jesus: «Porque é que os Teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, pois comem sem lavar as mãos?» Jesus respondeu: «Isaías profetizou bem sobre vós, hipócritas, como está escrito: "Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim. Não adianta prestarem-Me culto, pois ensinam preceitos humanos". Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens».
E Jesus acrescentou: «Vós sois bastante espertos para deixar de lado o mandamento de Deus a fim de guardar as vossas tradições. Com efeito, Moisés ordenou: "Honra teu pai e tua mãe". E ainda: "Quem amaldiçoar o pai ou a mãe deve morrer". Mas vós ensinaste que é lícito a alguém dizer ao pai ou à mãe: " O sustento que podereís receber de mim é Corbã, isto é, consagrado a Deus". E essa pessoa fica dispensada de ajudar o pai ou a mãe.
Assim esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vindes transmitindo. E fazeis muitas outras coisas como estas»
S. Marcos 7, 1-13
Senhor, depois de meditar no Evangelho de hoje, quero reforçar a minha entrega, aquela que é feita no silêncio do meu coração quando ele se eleva na Tua Palavra e encontra os Teus átrios.
Quero reforçar a entrega das minhas mãos, pondo-as ao Teu dispôr para que, se for de Tua vontade, elas trabalhem incessantemente para Ti.
Quero entregar-Te os meus lábios de forma a que se pronunciem só para falar de Ti e glorificar o Teu Santo Nome.
Peço-Te Senhor o Dom da Sabedoria para todos os que se abrem para Ti e te seguem.
Põe nos seus lábios as Tuas Palavras que irão derreter os corações mais endurecidos.
Peço-Te Senhor, o Dom do Amor, para que Te saibamos amar acima de todas as coisas e acolher e amar os irmãos como O fazes e é da Tua vontade.
Peço-Te Senhor, reúne o Teu povo, fá-lo forte e revestido com o escudo do Teu poder.
Não quero afastar-me de Ti porque Tu és o meu porto de abrigo. Onde me refúgio e descanso das investidas das tempestades.
Dulce Gomes
Quero reforçar a entrega das minhas mãos, pondo-as ao Teu dispôr para que, se for de Tua vontade, elas trabalhem incessantemente para Ti.
ResponderEliminarQuero entregar-Te os meus lábios de forma a que se pronunciem só para falar de Ti e glorificar o Teu Santo Nome.
Assim seja
Utilia
Amiga Dulce,
ResponderEliminardepois de ler esta tua reflexão. Fiquei a pensar, no quanto "nós", muitas vezes acreditamos já estarmos formados, acreditamos compreender tudo na vida e logo, logo descobrimos que nada ainda sabemos e para isso precisamos de um mergulho profundo em nosso EU. Do quanto nos conhecemos tão pouco e do quanto nos precipitamos em querer conhecer quem vai ao longe... não sei se estás a me entender!E depois desta tua entrega, mais uma vez, refleti, no quanto só Cristo nos leva a essas profundezas a esse caminho de encontro com nós mesmo. E para tal é preciso nos abandonar como crianças. Seguir pelas suas mãos...
Certo dia, não sei se já te contei isso... minha filha falou para mim que queria morrer, só para ter o desejo de encontrar Jesus Cristo. Ficar olhando a sua face, ver como ele era, pois Ela sempre ficava admirando a sua face, o seu olhar ... no início fiquei preocupada, mas depois de meditar e conversar com um sacerdote, descobri que ela estava me ensinando a contemplar a face de Cristo, assim como uma criança. Isso não é maravilhoso! deixar-se levar e confiar... entregar!
Um exercício espiritual, no qual antes eu fazia muito pouco, na contemplação do olhar ,da sagrada face, hoje sempre me disciplino a isso... a meditar, em sua face, em suas chagas, em seu olhar...mesmo sem dizer nada, apenas deixo-me iluminar pela sua luz... e isso eu posso dizer que aprendi com uma criança, com um ser que me ensina, diariamente, a verdadeira entrega no amor.
Estou em pensamento e em oração!
beijinhos no coração,
Faço minhas as palavras da minha querida mana, porque eu bem sei que são palavras que brotam de um coração nobre, sempre vigilante em si mesmo para cumprir os mandamentos que JESUS nos ensina
ResponderEliminarAMAI A DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS E AMAI AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO
Desprendida de si mesma
e sem pertenção alguma de construir um altar para si...
A minha irmã é assim todos os dias
sempre procurando servir a DEUS e sempre pronta para os outros
Tenho orgulho de ser tua irmã
e louvo a DEUS POR TÃO GRANDE GRAÇA
ABRAÇO-TE PROFUNDAMENTE NA AMOR DE CRISTO
Gostei muito dos dois comentarios
em especial da partilha da NOVA CIVILISAÇÃO, grande e maravilhosa é a lição que essa criança nos dá,
ensina-nos como é a pureza do Amor e a mergulhar NELE
QUE DEUS NOS AJUDE A SER AMOR PAZ UNIÃO TOLERANCIA TEMPERANÇA
A SERMOS O REFLEXO DE JESUS E MARIA
BEIJOS EM CRISTO PARA TODOS OS QUE OS ACEITAM VERDADEIRAMENTA NOS SEUS CORAÇÕES E PARA OS QUE AINDA NÃO O CONHECEM OU NÃO ACEITAM COM MEDO DE TEREM QUE SE ABRIR Á SUA PROPRIA MUDANÇA OU SEJA Á SUA PROPRIA CONVERÇÃO.
que linda reflexão amiga ,, e contigo aproveito para reforçar a minha entrega ...
ResponderEliminarbeijinhos ..
ps- miga mandei-te mail ,, é só para saberes , eh eh eh ..
Amiga Dulce,
ResponderEliminarUma reflexão muito profunda de entrega ao nosso Deus, Deus do Amor.
Que Ele nos ajude agora e sempre a observar os Seus Mandamentos abrindo o nosso coração ao que Ele destinou para as nossas vidas.
Que em nós se faça a Sua vontade.
Um beijinho da
Ailime