Eu sei – até porque já escrevi sobre o tema – que há sempre um propósito em tudo o que nos acontece, nada é por acaso. Esta certeza agiganta a minha capacidade de suporte e de adaptação às situações. Mas de vez em quando surgem algumas que pela sua conjuntura têm força suficiente para abanar os meus alicerces e fazer estremecer a minha postura. Principalmente porque à situação em si se junta o factor: surpresa.
A surpresa apanha-nos desprevenidos aumentando a nossa fragilidade, diminuindo a nossa habilidade racional.
Passado o choque é hora de avaliar e tomar nota dos efeitos colaterais. É aqui que entro noutro patamar e “fecho para obras”. Trata-se duma travessia dolorosa e aprofundada feita de oração e entrega a Deus de tudo o que me consome e desgasta. Numa avaliação causa-efeito, exponho-lhe as minhas “feridas” para sará-las, ao mesmo tempo que tento perceber onde e em que momento deixei que se abrisse a brecha que me deixou vulnerável ao ponto de consentir que tal acontecesse.
Graças a Deus no meu coração não nutro sentimentos vingativos nem perseguidores, muito menos de desprezíveis. Não julgo, nem alimento ressentimentos, apenas peço a Deus que me dê clareza e discernimento para tirar todas as ilações possíveis, porque se Deus permitiu ou achou que eu teria que passar por esta provação será para minha instrução.
"Vós sois o sal da terra...Vós sois a luz do mundo".Mateus 5, 13-14
"Vós sois o sal da terra...Vós sois a luz do mundo".Mateus 5, 13-14
Concluindo, hoje na homília o Sr. Padre disse:
“Reparem que Jesus não disse para sermos açúcar ou pimenta...”
Vim reflectindo sobre ser sal e luz e não açucar ou pimenta...
Peço ao Senhor que nos dê a temperança na dose certa para que prevaleça o amor em todas as nossa acções.
A Palavra que hoje senti profundamente:
"Repartir o pão por quem passa fome, hospedar em casa os pobres sem abrigo, vestir aquele que se encontra nu, e não se fechar à sua própria gente. Se fizerdes isto, a tua luz brilhará como a aurora, as tuas feridas vão sarar rapidamente, a justiça que praticas irá à tua frente e a glória do Senhor te acompanhará. Então clamarás e o Senhor responderá: «Estou aqui!»"
Isaías 58, 7-9
Dulce Gomes
Amiga Dulce, realmente nunca tinha reparado nisso: Jesus disse "sede o sal da terra" e não açúcar ou pimenta...
ResponderEliminarMas não me sinto com capacidade para tentar interpretar estas palavras; sei que o sal cura as feridas, embora também faça doer; sei que o sal dá tempero aos alimentos, mas se for demais estraga-os; sei que o sal conserva os alimentos, e neste caso se for de menos estraga-os...
Como em tudo na vida, é preciso temperança.
Desejo-lhe um ótimo final de domingo, que Jesus a abraçe e a conforte
Beijinhos
Amiga Dulce
ResponderEliminarRefleti em tudo que vc falou e concordo. Há sempre um propósito... Em um momento de muita dor e luta interior descobri o silêncio como um grande dom do amor de Deus.E essas palavras ( de Santa Faustina) ecoaram no meu coração...Me fazendo acreditar, acreditar e acreditar....
"O silêncio é como a espada na luta espiritual; a alma tagarela nunca atingirá a santidade. Essa espada do silêncio cortará tudo que queira apegar-se à alma. Somos sensíveis à fala e sendo sensíveis, logo queremos responder; não levamos em conta se é da vontade de Deus que falemos. A alma silenciosa é forte; nenhuma adversidade a prejudicará, se perseverar no silêncio. A alma recolhida é capaz da mais profunda união com Deus, ela vive quase sempre sob a inspiração do Espírito Santo. Deus opera sem obstáculo na alma silenciosa. "
(Santa Faustina- A misericórdia Divina na minha alma- 38º edição- pag., 157 )
beijinhos,
Gisele
Dulce,
ResponderEliminarSua reflexão é muito profunda.
É verdade, ele quer que sejamos "sal da terra", e jamais acuçar e pimenta, ou qualquer outro tempero, que pode estragar o sabor da vida.
O silêncio, muitas vezes nos faz pensar que estamos na aridez espiritual, mas ele pode ser um momento necessário para reflexão de nossa conduta e espiritualidade.
Obrigada pelo abençoado post,
Amiga Dulce,passei de novo por cá.
ResponderEliminarAcredito que sim,que Deus ,só Deus sabe as respostas,por isso,á que aceitar a sua vontade.Mas também havia á anos atrás embora sempre aceitásse,desejava alcansar alguma coisa e continuava a pedir-Lhe.Hoje não, aceito a sua vontade mesmo.Já que não poderei realizar o meu sonho, é porque Deus acha que é o melhor para mim e agora aceito acho que sim completamente a sua vontade.Obrigada,amiga Dulce.Beijinhos e uma boa semana.Zézinha Coelho.
Amiga Dulce
ResponderEliminarTalvez as aparências iludam.
Em Tiago 4:11
Diz-nos este versiculo, que me deixou a pensar.
Irmãos não faleis mal uns dos outros.
Quem fala mal de um irmão ou julga seu irmão fala mal de uma lei...
No entanto , um só é legislador e juiz aquele que pode salvar e perder.
Que o Espirito Santo te ilumine.
Sinto que a Luz do Espirito Santo te vai ajudar.
Abraço grande em Cristo
Utilia
Jesus comia com os pecadores.
A mulher adulteraJoão 8.
Jesus não a condenou.
Ele tinha um projecto ensinar-nos a todos a Boa Nova e Ele não excluiu ninguém.
sabes miga na missa o padre fez um sermão muito bonito sobre o significado de sermos o sal da terra.
ResponderEliminare deu o exemplo , « a comida sem sal não tem sabor não tem paladar não tem gosto ,,, mas se deitarmos um pouco de sal tudo se transforma »
que nós saibamos sempre ser o sal da terra , que consigamos [transformar] algumas vidas [insosas] vidas [sem sal] , em algo saboroso e com significado ,,, pois há pessoas que tudo tem que ser ou preto ou branco ,, e não é assim .
se não , Deus nosso senhor não nos dava tantas cores , tantos [sabores] para experimentar né !!
beijocas grandessssss do ,,,, tu sabes , eh eh eh .....
Amiga Dulce,
ResponderEliminarEste texto bíblico de S. Mateus sempre me tocou muito.
Na minha Paróquia foi sempre dado muito relevo a este Evangelho e S. S. Papa João Paulo II gostava de ensinar os jovens dizendo-lhes para serem sal da terra e luz...do mundo.
Na Homilia deste Domingo também nos foi explicado que este sal da Terra simboliza dar sabor e conservar a Palavra de Jesus, no sentido de com a Sua Luz a transformar em actos concretos no serviço a todos os que precisam de nós.
A sua interpelação só demonstra que está a fazer caminho, que está na senda da Luz de Cristo.
Fique com Jesus no seu coração.
Beijinhos e uma semana tranquila.
Ailime